|🥁 Sancionada lei que reconhece forró como manifestação cultural nacional do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que reconhece o forró como manifestação cultural nacional do Brasil.
O projeto para tornar a expressão artística – símbolo do Nordeste – em manifestação cultural nacional é do deputado federal Zé Neto (PT-BA).
No Senado Federal, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi a relatora e lembrou que o forró é “um gênero musical e uma dança que evoca a beleza e a riqueza das tradições do nordeste do Brasil ” e que “desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país”.
|LEIA TAMBÉM:
“Além de sua importância cultural, o forró também tem grande importância para a economia brasileira. Festivais de forró atraem turistas de todo o País e do mundo e injetam recursos nas comunidades locais, promovendo o desenvolvimento econômico dessas regiões”, afirmou a relatora.
O professor e especialista em história do Brasil colonial Estevam Machado apontou os possíveis benefícios para o gênero a partir da nova lei.
|LEIA TAMBÉM:
“Essa conquista do forró como manifestação cultural brasileira vai além do ponto de vista simbólico como valorização da cultura nordestina. Ela também aponta para a direção de políticas públicas de fomento e valorização que vão preservar esse patrimônio que está no coração, na alma do povo brasileiro”, afirmou Machado.
Marcado pelo som da zabumba, da sanfona e do triângulo, esse gênero genuinamente nordestino revelou grandes cantores que entraram para a história da música no Brasil como João Gomes, Wesley Safadão, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alceu Valença, Zé Ramalho, entre muitos outros. As informações são do G1.
|📸 © Itawi Albuquerque/Secom-Maceió
Rádio Centro Cajazeiras