? Ataques de tubarões no mundo crescem em 2021 após 3 anos em queda; Brasil é 3º com mais casos
Os ataques de tubarões ao redor do mundo voltaram a crescer em 2021, após três anos consecutivos em declínio. O aumento foi de aproximadamente 40% em comparação a 2020, quando foram registrados 52 acidentes, segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão (ISAF, da sigla em inglês), recém-divulgado pelo Departamento de História Natural do Museu da Flórida. Ao lado de Nova Zelândia e África do Sul, o Brasil foi o terceiro país que mais reportou casos.
? Águas da transposição do São Francisco chegam à Barragem Engenheiro Avidos, em Cajazeiras
Os pesquisadores identificaram ao longo do ano passado 73 ataques de tubarão não provocados — quando o incidente ocorre no habitat natural do animal sem que o humano o instigue. O número se aproxima da média de 72 acidentes anuais aferida no último quinquênio (2016-2020). Mais da metade dos casos (47) foram contabilizados nos Estados Unidos, sendo 28 deles no estado da Flórida. A Austrália vem na sequência com 12 episódios.
? Quase 70% das pessoas deixaram de assistir TV aberta para consumir no streaming
? Primeiro eliminado do ‘BBB 22’, Luciano fala de crítica de Jade Picon ao seu desejo pela fama
Os estudiosos atribuem o aumento significativo de um ano para o outro à queda acentuada nos números durante a pandemia, quando restrições impostas pelos governo reduziram o acesso às praias. No entanto, afirmam que a quantidade é “extremamente baixa” e não representa uma mudança na tendência de queda a longo prazo.
? © Pxhere/Creative Commons
Rádio Centro Cajazeiras via O Globo