|🦔 PB: Mais de 1.300 mamíferos e aves receberam tratamento veterinário e foram reabilitados
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Paraíba trabalhou em todo o território do estado, em 2023, na missão de preservar a fauna e promover a reabilitação e devolução de animais silvestres à natureza, reiterando o compromisso de proteção ambiental.
Segundo o relatório de trabalho anual, foram mais de 1.700 animais – dos quais, 1.200 aves silvestres – acolhidos para atendimento e recuperação clínica. Ao longo do ano, foram realizadas ainda 700 operações de resgate e recolhimento de animais em ações de risco.
|👉 LEIA TAMBÉM:
Além disso, 961 animais foram reabilitados e destinados à soltura em seus habitats e/ou outras destinações, como zoológicos, parques zoobotânicos e criadouros legalizados, especialmente para animais inaptos à soltura na natureza.
Mais de 50% das entregas foram realizadas em parceria com instituições estaduais, como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema/PB), via Acordo de Cooperação Técnica (ACT), e o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba (BPAMB/PB).
|👉 LEIA TAMBÉM:
“Fazemos um processo de reabilitação e trabalhamos com parcerias. Além disso, temos alguns acordos, formais ou em processo de formalização, com diversas faculdades e universidades da Paraíba”, relata o chefe do núcleo em Cabedelo/PB, Ricardo Alexandre de Melo. O ACT firmado auxilia no pleno funcionamento das instituições ambientais no estado, no qual a Superintendência do Ibama na Paraíba (Supes/PB) dá suporte de vigilância e assistência veterinária a animais silvestres acolhidos no Cetas do estado.
O compromisso e a eficácia do núcleo na recepção, cuidado e destinação de animais silvestres se consolidam através de ações e números relevantes, tornando-o uma ferramenta central na conservação da fauna paraibana.“O objetivo principal é reabilitar esses animais para o retorno à vida livre”, complementa Melo.
|📸 © Ilustrativa/Agência Sorocaba Notícias/Divulgação
Rádio Centro Cajazeiras