Junho registrou aumento nos atendimentos por queimaduras em João Pessoa e redução em Campina Grande 📸 © Ascom-HMUE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, encerrou, nesta segunda-feira (3), a 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre 2023”, com 116 atendimentos, número contabilizados do dia 1/6 ao dia 2/7, um aumento de 35% em relação ao ano de 2022, que teve 86 atendimentos.

O aumento mais significativo foi com relação a fogos de artifício, tendo em vista que em 2022, no mês de junho, foram 11 atendimentos, já em 2023 foram 15, um aumento de 36%. Para o coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Emilton Amaral, mesmo com o aumento do número de casos, foi observado que foram mais leves, sem a necessidade de internação.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o setor de estatísticas, este ano as queimaduras por líquidos em alta temperatura contabilizaram 46 casos, seguida por queimadura com objeto em alta temperatura (20), fogos de artifício (15), fogo (11), produto químico (sete), eletricidade (um) e outros (16).

Emilton Amaral explica que, apesar de encerradas as festividades, ainda precisamos de cautelas para queimaduras dentro de casa. “Estamos no mês de férias escolares é preciso que os pais entendam que lugar de criança não é perto de fogo ou cozinha”, frisou.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a coordenadora de Enfermagem do setor, Ana Wirgínia Rique, durante todo o mês de junho foi realizada palestra em escolas públicas da Grande João Pessoa, bem como em empresas de pequeno e grande porte. “Estamos sempre tentando sensibilizar à população para redobrar a atenção com casos que possam provocar queimaduras, principalmente, com as crianças. Quem necessitar de atendimentos de urgência e emergência, 24 horas durante o ano inteiro, pode vir até a nossa unidade de saúde, que é referência e estaremos de prontidão”, ressaltou.

UTQ 

A Unidade de Tratamento a Queimados do Hospital de Trauma é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, conta com mais de dez cirurgiões plásticos, que prestam atendimentos ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5721.

Redução em CG

OHospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo Estado, realizou um total de 66 atendimentos no período em que são comemoradas as festas juninas, na Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ.

Desse total, 14 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos, fogueiras e líquidos quentes, sendo oito crianças e seis adultos. O número representa uma queda de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. O Trauma-CG é referência na região para o tratamento das vítimas de queimaduras.

De acordo com a cirurgiã plástica, Isis Lacerda, alguns fatores podem estar associados à redução do número de vítimas de queimaduras por motivos juninos como a campanha de prevenção realizada pelo Trauma-CG nesse período, a proibição de acendimento de fogueiras pelo Ministério Público e a população está mais atenta sobre os cuidados ao manusear os fogos de artifício.

“Ficamos muito felizes em saber que encerramos o São João, com redução no número de atendimentos de vítimas com queimaduras. As pessoas estão se cuidando”, destacou a médica.

📸 © Flávia Pacheco/Ascom SES

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!