Anéis de Saturno e algumas de suas luas 📸 © NASA, ESA, CSA, Matthew Tiscareno (SETI Institute), Matthew Hedman (University of Idaho), Maryame El Moutamid (Cornell University), Mark Showalter (SETI Institute), Leigh Fletcher (University of Leicester), Heidi Hammel (AURA)

Em 25 de junho de 2023, o Telescópio Espacial James Webb da NASA voltou-se para o famoso mundo dos anéis de Saturno para suas primeiras observações de infravermelho próximo do planeta. As imagens iniciais da NIRCam (Near-Infrared Camera) de Webb já estão fascinando os pesquisadores.

LEIA TAMBÉM:

O próprio Saturno parece extremamente escuro neste comprimento de onda infravermelho observado pelo telescópio, pois o gás metano absorve quase toda a luz solar que incide na atmosfera. No entanto, os anéis gelados permanecem relativamente brilhantes, levando ao aparecimento incomum de Saturno na imagem de Webb.

LEIA TAMBÉM:

Esta imagem foi tirada como parte do programa Webb Guaranteed Time Observation 1247. O programa incluiu várias exposições muito profundas de Saturno, que foram projetadas para testar a capacidade do telescópio de detectar luas fracas ao redor do planeta e seus anéis brilhantes. Quaisquer luas recém-descobertas podem obter pistas importantes sobre o fluxo de material no atual sistema de Saturno, bem como sua história passada.

📸 © NASA, ESA, CSA, Matthew Tiscareno (SETI Institute)

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!