O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá antecipar o 13° salário, que o governo garante que será pago pelo segundo ano seguido antecipadamente.

Os aposentados e pensionistas tiveram um aumento no valor que recebem mensalmente, no inicio de 2021. Foi um reajuste de 5,45%, o que elevou o teto do INSS de R$ 6.101,06 para R$ 6.433,57. Os reajustes das aposentadorias e pensões foram definidos por meio da oficialização da aplicação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) aos pagamentos.

Porém, alguns aposentados e pensionistas do INSS não receberão o mesmo aumento em 2021. Ou seja, quem começou a receber os pagamentos a partir de fevereiro do ano passado terá a correção proporcional à inflação acumulada do mês de início do benefício até dezembro de 2020.

Também quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não terá direito ao pagamento da antecipação do 13° salário do INSS.

Até o momento, o governo vem afirmando que a primeira parcela do 13° salário do INSS será paga em março e a segunda em abril. A proposta de antecipação do pagamento do 13º salário aos beneficiários do INSS é uma medida que tem por objetivo diminuir o impacto negativo da Covid-19 na vida econômica dos brasileiros, sobretudo na dos mais idosos.

Prova de Vida

O INSS informou no último dia 23 de fevereiro, que a obrigação de realizar a prova de vida está suspensa até o final de abril. Com a medida, pagamentos que dependem do procedimento não serão suspensos e não terão os valores bloqueados.

? © Marcos Santos/USP Imagens

Exatas News

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!