? Seca piorou no Nordeste e avançou para próximo dos 60% da Paraíba
Acaba de ser divulgado o balanço mais atualizado com dados que apontam o avanço da área de estiagem pela região nordeste do país, elaborado e coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Monitor de Secas traz um prognostico mensal que inclusive destaca neste último o aumento de áreas secas.
Levando-se em comparação entre os meses de janeiro e fevereiro, a área com seca moderada na Paraíba subiu de 46% para 58,2%, sendo que o restante do território está com seca fraca, e no Nordeste houve uma piora na condição de seca em fevereiro, marcada pelo aumento das áreas com seca fraca e/ou moderada em parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, devido às chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses.
Segundo o Monitor, o grau de severidade da seca aumentou em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe
“Com isso, o estado tem a maior severidade do fenômeno desde março de 2020, quando 65,6% do território paraibano registrou seca moderada e o restante teve seca fraca”.
O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo.
? © CC0/Diogo Sergio
Rádio Centro Cajazeiras