? Baixa testagem no Brasil afeta rastreamento para combater à Covid
Os números que vem deixando os governantes cada dia mais em alerta no Brasil, podem ser bem maiores que os 12.220.011 casos diagnosticados até esta quarta-feira (24), isso por que o temor de substantificações é real, uma vez que no horizonte de 211,7 milhões de habitantes, até o último 17 de março apenas 23.561.497 testes de Covid-19, foram realizados desde o início da pandemia.
? Brasil atinge 300 mil mortos por Covid; PB registrou 27 óbitos nas últimas 24h
A baixa testagem acaba não nos dando uma visão completa de como realmente o coronavírus vem atingindo a população já que é impossível delimitar a quantidade de pessoas com sintomas leves e assintomáticas estão espalhando o vírus diariamente por todo o país.
“Esse cenário que nós vemos hoje é subnotificado pela falta de teste. Existe todo um batalhão de pessoas assintomáticas e com sintomas leves, que estão transmitindo a doença no Brasil e que nós não sabemos”,
afirma o professor da Universidade de São Paulo e membro do portal Covid-19 Brasil, Domingos Alves.
A estimativa dos pesquisadores do Covid-19 Brasil é que o total de pessoas que se infectaram pelo coronavírus no país, somado aos casos subnotificados, ultrapassa a marca dos 25 milhões.
Como região mais populosa do país, o Sudeste do Brasil, somavam até o último dia 17 de março cerca de 9,5 milhões de testes aplicados na população, seguido pelas regiões Nordeste com 5,8 milhões, além de Sul, Norte, Centro-Oeste e Órgãos Federais.
? © Andre Santos/PMSS
Rádio Centro Cajazeiras