? Vendas globais de cannabis aumentam 48% em apenas um ano
O centro de pesquisa BDSA divulgou dados promissores para o futuro dos negócios de cannabis. O relatório divulgado em março deste ano aponta que as vendas globais alcançaram quase US$ 21,3 bilhões em 2020, um aumento de 48% em relação às vendas de 2019. Segundo a pesquisa, os números podem chegar a US$ 55,9 bilhões em 2026.
A votação do projeto de lei que busca a regulamentação bancária do mercado nos Estados Unidos, o SAFE Banking Act, no Senado vai ter papel definitivo nos próximos anos.
O projeto que proíbe reguladores do sistema bancário de penalizar bancos ou associações de crédito que fazem negócios com um “empreendimento legítimo relacionado à cannabis”, ou seus prestadores de serviços que atuam com jurisdição dos governos estaduais, foi aprovado por 321 votos a 101 no simbólico dia 20 de abril. O texto segue para votação do Senado.
A mudança pode alavancar o mercado multimilionário, já que o objetivo é legislar a relação bancária em âmbito federal. Atualmente, 16 estados e a capital legalizaram o uso recreativo, enquanto 37 têm o uso medicinal aprovado.
Para o deputado democrata pelo Colorado Ed Perlmutter, um dos autores do projeto, o cenário é otimista já que o Senado agora tem maioria democrata, diferentemente de quando foi levado em 2019, com maioria republicana. Com apoio de organizações bancárias, real estate, governadores e outras instituições, um dos argumentos favoráveis é que, com aprovação, a circulação de dinheiro vivo seria menor, o que poderia resultar na diminuição da violência e de esquemas de lavagem de dinheiro.
? © Reprodução/Instagram/Abrace Esperança
Rádio Centro Cajazeiras via Estadão