? Imunização reduz número de mortes entre enfermeiros e idosos no Brasil
Os efeitos da vacinação já estão sendo bem perceptivos, ainda que sua cobertura não seja assim como em Israel e Estados Unidos que liberaram o fluxo de pessoas por ambientes ao ar livre sema máscaras, mas aqui pelo Brasil as mortes de idosos com mais de 80 anos e enfermeiros despencou 71% de março para abril em virtude da imunização contra o novo coronavírus.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) atribui essa redução de mortes dos profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares principalmente a imunização, já que eles figuram entre os grupos prioritários que receberam vacina contra o covid-19.
A proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no Brasil após o início da vacinação contra a covid-19. Os dados fazem parte de um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O percentual médio de vítimas dessa faixa etária era de 25% a 30% em 2020 e passou para 13% no final de abril. Quando teve início a imunização, em janeiro de 2021, o percentual era de 28%.
? © Pedro Gontijo/Imprensa MG
Rádio Centro Cajazeiras