? Mercado brasileiro de produtos orgânicos cresceu cerca de 30% no ano passado
Alimentos que nascem de plantas nativas e que crescem livres de agrotóxicos. Os orgânicos tem sido cada vez mais procurados pelos brasileiros como alternativa ao uso cada vez mais intenso de venenos agrícolas. Segundo a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo: cerca de 550 mil toneladas por ano.
? Programa que incentiva venda direta da produção já conta com 88 feiras do agricultor na Paraíba
? Edital do concurso para Polícia Civil é publicado com salário inicial chegando aos R$ 12 mil, na PB
É nesse cenário que o mercado brasileiro de orgânicos cresce. Segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), mesmo com a pandemia de covid-19, o setor cresceu cerca de 30% em 2020.
? Espécie de pica-pau que inspirou desenho animado de sucesso será declarada extinta
? Polícia indicia Wesley Safadão e a esposa por vacinação irregular no Ceará
São iniciativas que vem desde que pequenas produções de caráter terapêutico – como a horta hospitalar do Hospital São Camilo, em Cotia, na grande São Paulo, que atende 700 pacientes – até projetos como a da Vila Yamaguishi, em Jaguariúna, no interior de São Paulo: uma cooperativa de agricultores que vive de produzir orgânicos. Romeu Leite é um dos fundadores do projeto, que esse ano completa 33 anos. Ele ainda se surpreende com o aumento da demanda por produtos orgânicos.
Mariane Antunes Lopes, agente de extensão do Ministério da Agricultura e ponto focal dos produtores orgânicos em São Paulo, lembra que muitas políticas públicas ajudam a fomentar o setor – como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que 30% dos alimentos usados nas merendas sejam orgânicos. Mas também acredita que o crescimento está associado a uma maior preocupação com a saúde.
Mas, para quem vive dessa produção, que depende do trabalho de muitas pessoas para garantir boas colheitas, o cenário agrícola, que ainda depende de sementes transgênicas e uso intensivo de agrotóxico, é sempre uma ameaça.
Segundo o estudo da Organis, em todo país, cerca de 20% dos brasileiros já aderiram aos orgânicos. Entre essa pessoas, 84% dizem que os alimentos entraram no cardápio por preocupação com a saúde.
? © Divulgação/Ruraltins
Rádio Centro Cajazeiras via Agência Brasil