? Intenção de consumo das famílias fica estável em outubro após 4 meses consecutivos de alta
Após quatro meses consecutivos de alta, a Intenção de Consumo das Famílias, medida pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – apresentou em outubro crescimento mensal nulo, atingindo 73,2%.
? Municípios da região de Cajazeiras estão entre os 50 com FPM bloqueado por conta pendências
? Aprovado projeto que cria vale-gás de cozinha para beneficiar famílias de baixa renda
? Boletim Epidemiológico revela crescimento nos casos de sífilis congênita
No entanto, em relação a outubro do ano passado foi registrada alta de 6,6%, a quarta taxa positiva neste tipo de comparação.
? Plataforma de streaming vai liberar acesso gratuito a filmes, séries e esportes por 72 horas
? Copa BR: Galo atropela o Fortaleza enquanto em duelo acirrado Furacão e Fla empatam
Na passagem de setembro para outubro, apenas dois dos sete componentes do indicador tiveram alta: as avaliações sobre emprego atual e perspectiva profissional.
Quatro componentes tiveram queda no período avaliado. São eles: acesso ao crédito, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para a compra de bens duráveis. Já a análise sobre renda atual manteve-se estável.
Mas, se alguns componentes da pesquisa ainda são motivo de preocupação para as famílias, o estudo da CNC aponta uma melhor percepção dos brasileiros em relação ao mercado de trabalho.
O indicador Emprego Atual contou com crescimento mensal de 1,7%, representando a maior taxa do mês. Acompanhando essa recuperação, o patamar atingido, de 91,4%, garantiu ao indicador o melhor desempenho desde maio de 2020.
Reforçando o cenário de otimismo, o segundo resultado mais positivo do mês foi o item Perspectiva Profissional, que apresentou variação mensal positiva de 1,3%, um aumento 6,9% na comparação com outubro do ano anterior.
? © Mateus Pereira/Gov. BA
Rádio Centro Cajazeiras