? Iphan oficializa processo para registrar o Forró como Patrimônio Cultural do Brasil
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou na sexta-feira a abertura do processo administrativo oara registrar as “Matrizes Tradicionais do Forró” como Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
? Outro Zé Vaqueiro: músico desiste de nome e se diz traído por empresa de Xand Avião
? Tendo Sivuca como patrono, primeiro Dia do Sanfoneiro é comemorado
A proposta, apresentada pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, recebeu endosso da Superintendência do Iphan no estado, além de um abaixo-assinado com participação de 423 forrozeiros de todo o país.
? Marília Mendonça emplaca 74 músicas no top 200 do Spotify logo após sua morte
? Belchior, que teria completado 75 anos, tem obra cantada pela filha Vannick
De acordo com o documento, a justificativa para a abertura do processo é o reconhecimento do Forró como “forma de expressão multimodal, cujo núcleo é a performance social de um leque de tipos de música e dança” no âmbito da cultura popular.
“O forró, assim como o choro, o frevo e o samba, definiu-se nos bailes e festividades populares, num ambiente de ampla participação e de contatos físicos e culturais”, ressalta a proposta.
Com a publicação no DOU, foi aberto o prazo de 30 dias para manifestações de interessados. Após esse período, haverá votação no Conselho Consultivo do Patrimônio.
? © Reprodução
Rádio Centro Cajazeiras via O Globo