?? Consumidores pretendem parcelar as despesas de começo de ano
O ano de 2022 chegou e, com ele, as contas de IPTU, IPVA e material escolar. Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro mostra que aumentou o número de consumidores que pretendem parcelar essas despesas.
? Reunião com setor de eventos deve recomendar mais restrições em shows e festas na Paraíba
A análise apontou ainda que diminuiu o índice de pessoas que revelaram ter feito uma reserva para quitação destes gastos. Nesse levantamento, ficou em 38% a proporção dos entrevistados que guardaram dinheiro para pagar essas despesas ao longo de 2021, nos estudos dos dois anos anteriores este percentual foi de 52,3% e 41,8%.
? Anvisa aprova uso e comercialização de autoteste para detecção de coronavírus
? Unidades Básicas de Saúde vão oferecer teste rápido gratuito de hanseníase
O diretor do Instituto Fecomércio do Rio, João Gomes, analisa que o cenário atual ainda é de muita incerteza. Em relação ao IPTU, a maioria dos ouvidos, quase 80%, disse que vai pagar o imposto. Desse total, quase 70% pretendem parcelar o tributo. Ano passado, esse índice de parcelamento foi menor, de pouco mais de 60%.
Já no caso do IPVA, 65% dos entrevistados pretendem parcelar e 35% vão pagar de uma única vez. E entre os 42,3% que possuem despesas com material escolar, 65,9% pretendem parcelar e 34,1% devem pagá-lo à vista.
A sondagem ocorreu entre os dias 11 e 18 de janeiro e contou com a participação de 506 consumidores fluminenses.
? © Pxhere/Creative Commons
Rádio Centro Cajazeiras