Grammy 2022: artistas negros vencem as principais categorias, Marília Mendonça é homenageada e pianista brasileira vence categoria
Na noite deste domingo (03) aconteceu, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, a cerimônia de entrega de uma das premiações mais importante no mundo da música, o Grammy.
As duas principais categorias da premiação foram vencidas por artistas negros. Jon Batiste venceu a categoria “Álbum do Ano” com o álbum “We Are” e Silk Sonic venceu todas as categorias em que estavam indicados, incluindo “Gravação do Ano” e “Música do Ano” com “Leave The Door Open”.
Desde de 2008 nenhum artista negro ganhava a categoria “Álbum do Ano”. 14 anos depois, Jon Batiste se tornou o 11º artista negro a vencer a categoria mais importante. Nomes como Michael Jackson, Whitney Houston, Lauryn Hill e Quincy Jones já vecenram a categoria.
Outro destaque da noite foram as cantoras Doja Cat e Sza, que se tornaram as primeiras mulheres negras a vencerem a categoria “Melhor Performance de Grupo ou Duo Pop” com o hit “Kiss Me More”. As estrelas se juntam à Ariana Grande e Lady Gaga, que venceram em 2021 com “Rain On Me”, e tornam-se as únicas mulheres a vencerem esta categoria.
A pianista brasileira Eliane Elias também foi uma das premiadas, ela venceu a categoria “Melhor Álbum Latino de Jazz” com o álbum “Mirror Mirror”, em parceira com Chick Corea e Chucho Valdés.
A premiação também fez uma homenagem aos artistas que nos deixaram, inclusive a eterna Marília Mendonça. A imagem da rainha da sofrência apareceu durante o ‘in memorian‘, momento bem emocionante da premiação que é dedicado aos artistas que faleceram no último ano.
A noite teve apresentação do comediante Trevor Noah e shows de artistas como Lady Gaga, Billie Eilish, BTS e Olivia Rodrigo.
?© Foto: Reprodução/Getty Images
Rádio Centro Cajazeiras