Chão, textura, chão, calçada portuguesa, parede, asfalto, verão, seco, lama, solo, parede de pedra, tijolo, rachado, terra, Rachaduras, seca, Pavimentação, desidratado, aquecimento global, superfície da estrada, solo de argila, Ressecamento
Aquecimento global registra queda no crescimento, mas taxa ainda segue sendo recorde ? © Pxhere

A taxa de crescimento de emissão de gases de efeito estufa diminuiu de 2,1% na primeira década deste século para 1,3% no período entre 2010 a 2019. Mesmo assim, as emissões atingiram os níveis mais altos da história, e não será possível limitar o aquecimento global se não houver reduções imediatas e profundas em todos os setores. É o que aponta a sexta edição do IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, lançado nesta segunda-feira pela ONU.

Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, o panorama revelado pelo Painel aponta para um rápido desastre climático, com cidades debaixo d’água, ondas de calor sem precedentes, grandes tempestades, falta de água generalizada e a extinção de 1 milhão de espécies de plantas e animais.

Guterres alerta para a necessidade de mais investimento na energia verde ao redor do mundo, e que é preciso triplicar a velocidade da mudança para matrizes limpas.

O documento destaca que, entre 2010 e 2015, 43 dos 166 países conseguiram aumentar o PIB, Produto Interno Bruto, mesmo com emissões de gases estabilizadas ou reduzidas. Foi o caso dos Estados Unidos e alguns países da União Europeia. Mas, a redução anual de emissões nesses locais foi superada pelo crescimento delas em outras partes do mundo.

? © Piqsels

Rádio Centro Cajazeiras via Metrópoles

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!