IMG-20220401-WA0039.jpg
460 pacientes das regiões de Cajazeiras e Sousa são atendidos por mutirão de cirurgias ? © Secom/Gov. PB

Entre segunda-feira (28) e este domingo (03), pacientes das regiões de Cajazeiras e Sousa, no Sertão paraibano, foram atendidas pelo mutirão de cirurgias de hérnia, vesícula, procedimentos de histerectomia e catarata.

O mutirão de cirurgias de catarata, realizado de 28 a 31 de março no Hospital Regional de Cajazeiras, atendeu 400 pessoas de 24 municípios da 6ª Região de Saúde do Estado. A ação realizou 100 procedimentos por dia.

“Eram pacientes que já aguardavam a realização da cirurgia, já tinham diagnóstico de catarata, muitos já sem enxergar e sem recursos para fazer a cirurgia. Não tem alegria maior que o sorriso estampado no rosto deles ao sair do centro cirúrgico enxergando”,

conta o diretor da unidade, Manoel Telamon.

Antes das cirurgias, primeiro foi feita uma triagem, momento em que os pacientes foram submetidos às consultas e avaliados os exames. Depois dos procedimentos, os usuários passam por outra consulta no pós-operatório.

A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, foi o destino do programa Opera Paraíba nesse fim de semana. Foram contempladas 60 pessoas. Desse total, 50 passaram por cirurgias de hérnia e vesícula, e dez mulheres realizaram procedimentos de histerectomia. 

“Com essa ação itinerante, nós temos conseguido eliminar o vazio assistencial que a região apresenta e, por meio do Opera Paraíba, levar mais qualidade de vida para a população”,

esclarece o cirurgião Sebastião Viana. 

A paciente Janaína Pereira estava aliviada em conseguir sair da fila de espera. Ela fez cirurgia para retirada de hérnia. “É bom demais beneficiar as pessoas que estão doente há muito tempo esperando por uma cirurgia. É muito bom esse programa”, comemorou. 

Neste mês de abril, o Opera Paraíba volta ao Sertão, na cidade de Pombal, nos dias 19 e 20. 
No sábado e domingo também aconteceram cirurgias no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, e no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, com a realização de um mutirão de cirurgias de laqueadura. 

? © Julio Cavalheiro/Secom

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!