🐩🐈 Cajazeiras se prepara para campanha antirrábica com meta de vacinar 11,6 mil cães e gatos
Um encontro foi promovido pela Secretária de Saúde de Cajazeiras, no Sertão paraibano, com técnicos da 9 Gerência de Saúde, além dos coordenadores da Atenção Primaria a Saúde, Imunizacao, Vigilância Ambiental e veterinários do município numa oficina para alinhamento e execução da Campanha Antirrábica 2023.
Na edição da campanha neste ano terá dia D sendo realizado no próximo dia 23/09 com diversos pontos de vacinação distribuídos por toda cidade.
LEIA TAMBÉM:
A vacinação deverá avançar pela Zona Rural sendo contemplada com o serviço de imunização de cães e gatos. A meta é vacinar cerca de 11.687 cães e gatos a partir de 3 meses de vida.
A raiva é causada pelo vírus da família Rabhdoviridae, do gênero Lyssavirus, e afeta mamíferos, principalmente morcegos, cães, gatos, bovinos e certos primatas, como macacos e micos, além dos humanos. Alguns tipos de vacinas antirrábicas disponibilizadas no Brasil ao longo dos anos ajudaram a controlar o vírus no país: o imunizante veterinário indicado para caninos e felinos, oferecido em campanhas municipais anuais, e a vacina contra raiva humana, distribuída pelo Instituto Butantan para o Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de acidentes com animais infectados com o vírus.
LEIA TAMBÉM:
Iniciadas nos anos 80, as campanhas de vacinação antirrábica de cães e gatos ajudaram a controlar o vírus nas áreas urbanas do país, diminuindo drasticamente os índices de infecção e morte por raiva no Brasil. Em 1999 o país notificou 1.200 cães positivos para a raiva, frente 11 cães em 2021, segundo o Ministério da Saúde.
📸 © Leandro Morais
Rádio Centro Cajazeiras