|🕯 Finados: Veja a programação de missas que serão realizadas nos cemitérios de Cajazeiras
Os três campos santos de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, estão prontos e com celebrações programadas das 06 horas da manhã até as 16 horas para o Dia de Finados, lembrado nesta quinta-feira (02/11), seguindo a tradição religiosa do nosso país.
|LEIA TAMBÉM:
Segundo informações Secretaria de Infraestrutura de Cajazeiras, uma atenção especial foi dada toda para garantir o funcionamento dos cemitérios da cidade e dos distritos, mantendo serviços de limpeza e iluminação, além do atendimento humanizado.
O novo cemitério da zona norte, inaugurado há três anos, conta com moderna estrutura, e atende a uma antiga necessidade da população.
|LEIA TAMBÉM:
O secretário Neguin do Mondrean informou que neste Dia de Finados, os três cemitérios de Cajazeiras: Coração de Maria (centro), Nossa Senhora Aparecida (zona leste) e Coração de Jesus (zona norte), estarão abertos das 06 às 20 horas para visitação, inclusive, com a realização de missas programadas pelas paróquias da cidade.
Celebrações pelo mundo
O dia de Finados é uma celebração universal, tendo as suas peculiaridades de acordo com o contexto no qual o grupo ou o indivíduo está inserido, explica a professora.
“Serve como um momento de relembrar o amigo, parente ou pessoa do convívio que morreu. É fácil perceber essa importante peculiaridade ao pensarmos no filme mexicano ‘A Vida É Uma Festa’ [2017], em que os mexicanos celebram os dia dos mortos [Finados] de maneira mais festiva e colorida”, afirma.
A professora relata que no filme é possível perceber que os mexicanos, diferentemente dos brasileiros, festejam os mortos com flores, retratos das pessoas mortas e pequenas oferendas com velas, além da exposição de caveiras pintadas com cores contrastantes. Por lá, a data é conhecida como Dia de Los Muertos. “Também faz parte do ritual dos mexicanos escutar músicas que relembrem seus entes queridos”, acrescenta.
A mistura entre as culturas cristã e pré-colombianas – que ocupavam a América antes da chegada dos europeus – acrescentou novos ritos ao Dia de Finados. Em alguns lugares, o Dia dos Mortos é uma expressão cultural das mais importantes e atração turística.
|📸 © Antonio Pereira
Rádio Centro Cajazeiras