Frente fria avança, com previsão de chuva intensa em três regiões
📸 © Ricardo Wolffenbüttel/SECOM-SC

Por Gabriel Corrêa, da Agência Brasil

No Rio de Janeiro, após a passagem de um temporal que alagou várias áreas e deslizamentos que provocaram a morte de pelo menos 11 pessoas, o tempo já está se estabilizando ao longo desta segunda-feira (15/01/2024). Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, não há previsão de novos temporais nos próximos dias.

|👉 LEIA TAMBÉM:

No Sul do país, o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, causou interrupção no fornecimento de energia para 114 mil clientes, principalmente, nas regiões metropolitana da capital gaúcha e no litoral. A concessionária responsável informou que atua com mobilização máxima para normalizar o fornecimento de energia. Raios e fortes rajadas de vento provocaram danos à rede, incluindo o desligamento das linhas de transmissão. Foram registradas diversas quedas de árvores, e muita lama quando a água baixou das ruas das cidades no entorno de Porto Alegre.

|👉 LEIA TAMBÉM:

Essa instabilidade do tempo deve se repetir em outras regiões nesta segunda-feira. O Inmet emitiu alerta laranja de chuva intensa até pelo menos a terça-feira (16), em três regiões: todo o Sul, uma grande faixa que vai do Mato Grosso até o sul de Minas Gerais e outra de Manaus até o Macapá, conforme explica o meteorologista Cleber Souza.

Com a frente fria que avança pelo país, somada à massa seca sobre Nordeste e a influência do El Niño, a preocupação ainda é a região sul do país, segundo Cleber Souza.

A explicação é um sistema meteorológico de alto risco atinge a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul ao longo de toda esta semana.

Inmet prevê chuvas intensas no Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas para 100 municípios paraibanos. O aviso é válido até as 10h desta segunda-feira (15).

De acordo com o comunicado, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e as precipitações devem ser acompanhadas por ventos fortes, com intensidade entre 40 e 60 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet orienta que a população de áreas afetadas não se abrigue debaixo de árvores nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O instituto também recomenda que seja evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações deve ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, no número 193.

|📸 © Kleide Teixeira/Secom-JP

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!