Cerca de 1 milhão de pessoas ficaram sem trabalho na última semana de agosto por causa da pandemia.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19), iniciada em maio, foram divulgados nesta sexta-feira (18) pelo IBGE. O estudo também mostra que na última semana do mês passado o número de pessoas com algum sintoma de síndrome gripal, como febre, tosse e dor de garganta,  caiu de cerca de 12 milhões para aproximadamente 11 milhões de pessoas.

A pesquisa também indica mudança no comportamento da população em relação às medidas de isolamento social. O número de pessoas que ficaram rigorosamente isoladas diminuiu pela segunda semana seguida. Entre 23 e 29 de agosto, quase 39 milhões de pessoas seguiram as medidas de isolamento, uma queda de 6,5% em relação à semana anterior, quando cerca de 42 milhões de brasileiros mantinham-se isolados.

A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, avalia que esse comportamento em relação ao distanciamento social está diretamente ligado à questão do mercado de  trabalho no país.

De acordo com o IBGE, 7,2 milhões de estudantes não tiveram atividades escolares na quarta semana de agosto. O número permaneceu estável em relação à semana anterior. Já o contingente de estudantes que tiveram essas atividades ficou em 37,4 milhões. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!