Um evento traz balanço dos 100 dias de funcionamento da Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras
📸 © SEMDH/GOVPB

A nova sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras, que iniciou suas atividades há 100 dias, já está oferecendo acolhimento e proteção a mulheres com medidas protetivas em 28 cidades do Alto Sertão da Paraíba. A inauguração, ocorrida no dia 21 de agosto deste ano, marcou a expansão do programa para 130 municípios, com sedes estratégicas em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande e, agora, Cajazeiras.

Nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, será realizado um evento de avaliação dos 100 dias de funcionamento da Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras. O evento acontecerá às 9h, na sede do IFPB, em Cajazeiras. A iniciativa visa apresentar resultados, desafios e próximos passos do programa na região.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras já acompanhou 59 mulheres com medidas protetivas. Ao todo, desde sua criação em 2019, o programa já realizou mais de 270 mil atividades, incluindo 71.667 atendimentos e 190 prisões em situações de descumprimento das medidas.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

Ela destacou a relevância dessa iniciativa para a proteção da vida das mulheres da região afirmando que “o funcionamento da Patrulha em Cajazeiras simboliza nosso compromisso com a segurança e dignidade das mulheres. Trabalhamos incansavelmente para combater a violência e garantir que cada mulher possa viver livre, protegida e com justiça. Nosso objetivo é claro: feminicídio zero”.

A coordenadora estadual do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, Mônica Brandão, reforçou a importância do trabalho intersetorial e em rede: “Cada passo dado é fruto do esforço coletivo entre polícia, justiça e profissionais especializados. Queremos garantir que as mulheres possam reconstruir suas vidas com segurança e respeito”.

A capitã Grabiela Jácome, comandante estadual do PIPMP, ressalta a importância da integração das forças de segurança no enfrentamento de todas as formas de violência de gênero e sobretudo por meio de ações preventivas comunitárias focando na redução dos dados de feminicídio no Estado.

A sede de Cajazeiras atende mulheres de diversas cidades do Alto Sertão, como Sousa, Pombal, São José de Piranhas e Uiraúna, entre outras. Com equipes multiprofissionais compostas por assistentes sociais, psicólogas, advogadas e policiais militares, o programa realiza monitoramento contínuo, visitas, rondas de segurança e acolhimento 24 horas para assegurar o cumprimento das medidas protetivas.

Como acessar o serviço

Para ser atendida pelo programa, é necessário apresentar documento que comprove a Medida Protetiva de Urgência (MPU). As solicitações podem ser feitas nas Delegacias Especializadas da Mulher (Deam), delegacias locais, Defensorias Públicas, Ministério Público ou pelo aplicativo Maria da Penha Virtual.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

|📍 Endereço da sede de Cajazeiras

Rua Antônio Holanda, nº 356 – Centro, Cajazeiras/PB
Telefone: (83) 3221-1673

Dados gerais do programa em 2024:

  • João Pessoa: 350 mulheres acompanhadas
  • Campina Grande: 194 mulheres acompanhadas
  • Guarabira: 70 mulheres acompanhadas
  • Cajazeiras: 56 mulheres acompanhadas
    Total: 670 mulheres acompanhadas em 2024

Nos cinco anos de existência (2019 a setembro de 2024), o Programa Integrado Patrulha Maria da Penha já alcançou 71.667 mulheres com atendimentos, consolidando-se como uma política pública essencial na prevenção e no combate à violência contra as mulheres na Paraíba.

O Programa foi instituído pelo Decreto nº 39.343, de 8 de agosto de 2019, por meio de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado da Paraíba, a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds), o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Seu objetivo é proteger mulheres maiores de 18 anos com Medidas Protetivas de Urgência, por meio de suporte, monitoramento e ações educativas para prevenir novas violências.

|📸 © Ascom-PMPB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!