Três das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina 2027 estão localizadas na região Nordeste
📸 © Fifa/Divulgação

A FIFA oficializou nesta quarta-feira (07/05/2025) as oito cidades brasileiras, sendo três delas na região Nordeste, que sediarão a histórica edição da Copa do Mundo Feminina de 2027, a primeira a ser realizada na América do Sul.

As cidades-sede escolhidas refletem a diversidade do Brasil, que organizará a primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA a ser disputada na América do Sul: Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).

“Do samba ao frevo, das praias deslumbrantes às cidades cosmopolitas; o mundo experimentará a energia, a cor e o calor humano que só o Brasil pode oferecer”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Seguiremos trabalhando em estreita colaboração com as cidades-sede na emocionante jornada que temos pela frente, criando momentos inesquecíveis em cada um dos estádios de vocês em 2027, e garantindo que esse torneio tenha um grande e amplo impacto positivo. Somos profundamente gratos a todas as 12 cidades que participaram de um minucioso e competitivo processo de seleção para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Belém, Cuiabá, Manaus e Natal, nós agradecemos muito, muito mesmo a vocês por seus esforços extraordinários. Sua paixão não passou despercebida, e estamos comprometidos em manter contato e encontrar maneiras significativas de vocês também fazerem parte deste evento histórico”, acrescentou.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

O tão aguardado anúncio foi feito nos canais da FIFA pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, acompanhado por celebridades e nomes de destaque do esporte, do entretenimento e da vida pública das oito cidades. Agora, as comemorações acontecerão por todas as cidades, enquanto a sua população assume com orgulho o papel de receber o mundo inteiro no Brasil para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.

O processo de escolha das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina começou em agosto de 2024 e foi realizado de maneira clara e estruturada, seguindo os mesmos princípios usados para a escolha do país-sede. Equipes especializadas da FIFA, representando as principais áreas operacionais essenciais para a organização do torneio, visitaram as 12 cidades candidatas, avaliando a infraestrutura e as instalações propostas de acordo com os requisitos de organização da FIFA.

“Acompanhei de perto os trabalhos das 12 cidades indicadas pela CBF que se candidataram para sediar o torneio e gostaria de agradecer do fundo do meu coração a todas as pessoas que se dedicaram a tornar esse sonho realidade. As cidades-sede escolhidas pela FIFA já contam com estádios e centros de treinamento modernos para receber jogadoras e torcedores de todo o mundo. Além disso, oferecem uma excelente rede hoteleira e uma infraestrutura urbana eficiente, com sistemas de mobilidade, segurança e serviços públicos prontos para oferecer o que um evento dessa magnitude exige. Porém, sabemos que o nosso principal objetivo como país-sede vai muito além do campo. Em 2027, a nossa Copa do Mundo Feminina da FIFA — uma Copa do Mundo com foco social — será um verdadeiro momento de transformação: uma reunião de histórias, vozes e comunidades que reafirmam o poder do esporte como ferramenta de inclusão, igualdade e união social”, celebrou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

Após essa avaliação profunda, a equipe técnica da FIFA classificou as cidades com base em critérios pré-definidos. Foi acordado com o governo brasileiro e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, no máximo, oito cidades-sede e estádios seriam escolhidos. As oito cidades foram selecionadas com base na avaliação técnica da FIFA com o objetivo de garantir as melhores condições para receber as 32 seleções participantes e o sucesso operacional e comercial do torneio, assim como maximizar o potencial de impulsionar o crescimento e a visibilidade do futebol feminino no Brasil a longo prazo.

As cidades escolhidas começarão a sua trajetória como anfitriãs oficiais nos próximos dias, quando receberão uma equipe de especialistas da FIFA para dar início à fase de planejamento operacional. Os próximos marcos rumo a 2027 incluem a divulgação da tabela de jogos e o lançamento oficial da marca, que serão momentos importantes para o Brasil como um todo e, em particular, para as oito cidades-sede que agora se preparam para deslumbrar o mundo.

|📸 © Thais Magalhaes/CBF

Participe de nossa Programação!