? 89% acreditam que a publicidade influencia as crianças na escolha dos presentes
Quando se trata do processo de decisão de compra, os fatores mais levados em conta pelos consumidores entrevistados na hora de escolher os presentes são a qualidade (24%), o preço (18%), o desejo do presenteado (17%) e as promoções/descontos (17%).
Além da opinião dos adultos, a criança também costuma exercer papel crucial no momento de escolher os presentes. Tanto que, embora a maioria dos entrevistados afirme escolher os presentes sozinhos ou com ajuda de outro adulto (44%), quatro em cada dez (38%) decidem conjuntamente com a criança, e 16% deixam a escolha unicamente para a criança.
Nove em cada dez entrevistados acreditam que a publicidade infantil influencia a pedir presentes (89%). Ainda sobre possíveis fatores de interferência na escolha dos presentes, 84% mencionam a influência de outras crianças, sendo que 45% pensam ser pequena e 39% pensam ser grande.
Por fim, quatro em cada dez admitem que há pressão da criança para adquirir o presente que ela quer (39%), sendo que 16% não cedem e 23% acabam comprando o item. Por outro lado, 60% garantem que não há essa pressão. Considerando o momento da compra, 35% dizem que foram ou irão acompanhados da criança.