⚽️🏆 Vai começar a 113ª edição do Campeonato Paraibano com homenagem ao Rei Pelé
Nesta temporada, o estadual, que terá início neste sábado, chega mais uma vez prometendo equilíbrio. O Campinense, atual bicampeão, entrará em campo buscando o tricampeonato, enquanto os demais tentarão roubar a taça da Raposa. Além das tradicionais equipes, a competição também contará com o estreante Serra Branca. E, para deixar o torcedor e a torcedora por dentro da competição, e preparamos um guia com informações sobre os times, principais destaques, fórmula de disputa, quem tem mais chance de ser campeão, quem brigará por título, possível coadjuvante e os que devem lutar contra o rebaixamento.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) confirmou que a rodada de estreia do Campeonato Paraibano Betino 2023 terá uma homenagem a Pelé. Ao entrarem no gramado para o início do jogo, jogadores de Queimadense e Campinense e a comissão de arbitragem conduzirão uma faixa homenageando o Rei.
Para a disputa deste ano, o Campeonato Paraibano contará com 10 clubes: Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, CSP, Campinense, Nacional de Patos, Queimadense, São Paulo Crystal, Serra Branca, Sousa e Treze.
Formato de disputa
Na primeira fase do estadual, os 10 times se enfrentarão no sistema de todos contra todos, em turno único; isto é, cada partida acontecerá uma única vez na fase classificatória, sem jogo de volta.
Como serão nove rodadas na primeira fase, cinco times farão cinco jogos em casa e quatro como visitantes, e os outros cinco farão cinco partidas como visitantes e quatro como mandantes. Isso foi definido através de sorteio: Nacional de Patos, Queimadense, Serra Branca, Sousa e Treze terão um jogo a mais como mandantes, enquanto que Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, Campinense, CSP e São Paulo Crystal terão um jogo a mais como visitantes.
Dessas 10 agremiações, as duas últimas colocadas ao fim de nove rodadas estarão rebaixadas para a Segundona do Paraibano de 2024, e as quatro primeiras colocadas avançarão para as semifinais do estadual.
As semifinais serão disputadas em cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), em jogos de ida e volta, com o melhor colocado da primeira fase tendo o direito de fazer o jogo da volta como mandante. Os vencedores das semifinais, obviamente, se enfrentarão na decisão, também em duas partidas.
Com a volta do formato no qual todos os times se enfrentam na primeira fase, o Campeonato Paraibano terá os seus três principais clássicos — Emoção, Tradição e Maiorais — garantidos.
113ª edição do Campeonato Paraibano
Como ultimamente boa parte dos historiadores têm considerado a tese de que o primeiro estadual realizado na Paraíba foi em 1908, a edição de 2023, portanto, será a 113ª. Além da confusão de datas quanto ao pontapé inicial do Campeonato Paraibano, a competição também tem uma história recheada de polêmicas, como o Pytaguares reconhecido campeão em 1922 por ser o vencedor do Torneio Início, a ausência do campeonato em 1930 e 1951, a divisão do título para Botafogo-PB e Treze em 1975, e a mais recente delas, que é o Belo questionando o título do Atlético-PB de 2002.
📸 © Cisco Nobre/GE
Rádio Centro Cajazeiras via GEPB