|🇵🇸📺🇮🇱 Jornal Nacional divulga vídeo fake postado por Israel sobre ataque a hospital de Gaza
Na edição desta terça-feira (17/10), o Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu um vídeo falso divulgado por Israel com o intuito de supostamente provar que o bombardeio criminoso contra o hospital Al-Ahli Arab em Gaza – que matou ao menos 500 pessoas – teria sido realizado pela Jihad Islâmica e não pelas Forças de Defesa israelenses.
|LEIA TAMBÉM:
O vídeo em questão, divulgado em perfis oficiais de Israel nas redes, mostrava o lançamento de um foguete que falhava e acabava caindo, gerando uma explosão. Israel alegava que tal foguete pertencia à Jihad Islâmica e seria o responsável pelas explosões no hospital. No entanto, o mesmo vídeo continha registros de ter sido gravado às 19h59 (horário local), e o repórter Aric Toler, do New York Times, apontou que as primeiras menções à explosão haviam ocorrido por volta de 19h11 (horário local), cerca de 50 minutos antes.
|LEIA TAMBÉM:
Após a exposição de tal incongruência, as autoridades israelenses apagaram o vídeo de suas redes sociais, mas mantiveram a narrativa de que o ataque havia sido causado por “terroristas bárbaros”. Mesmo diante disso, o Jornal Nacional exibiu as imagens difundidas por Israel. Confira o momento abaixo e as reações de internautas em seguida:
|📸 © Reprodução/TV Globo
Rádio Centro Cajazeiras