|🌊⚡️ Reservatórios das usinas hidrelétricas alcançam 70% da capacidade de armazenamento

Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE) do Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiram a marca de 70% de armazenamento, 7% a mais de energia armazenada do que o registrado no mesmo período em 2024. Divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o resultado é um reflexo das ações adotadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) que buscam garantir mais segurança energética para todo o Brasil.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
“Temos 12% de toda água doce do planeta e, por isso, não podemos deixar de ter políticas públicas que se atenham ao correto manejo de seus reservatórios hidrelétricos. Seguimos trabalhando para garantir que a população tenha acesso à energia de qualidade e confiável”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que, o início do período chuvoso, em novembro do ano passado, apresentou um alívio para os reservatórios das hidrelétricas que garantem grande parte da eletricidade consumida no país.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
- + Paraíba contará com viveiros de mudas para arborização e recuperação áreas degradadas dos municípios
**
O Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) adotou medidas de restringir a vazão defluente dos reservatórios das UHE Jupiá, Mato Grosso do Sul, e Porto Primavera, São Paulo, o que garantiu até 11% de água nos reservatórios das regiões Sudeste e Centro Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenar energia elétrica no país.
Em 2024, foi determinada a adoção de uma medida para reservar água nos reservatórios da região Norte do Brasil, que enfrentou uma grave escassez hídrica, com destaque para o Rio Xingu, que teve sua situação de escassez oficializada pela Agência Nacional de Águas (ANA) naquele ano.
|📸 © Danny Drugbust/Pexels
Rádio Centro Cajazeiras