Temperaturas despencam nos próximos meses com previsão de muitas chuvas no Nordeste e Norte 📸 © Elisa Elsie/Assecom-RN

Muita chuva em partes das regiões Nordeste e Norte. Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para os meses de setembro e outubro. O Inmet sinaliza, ainda, a chegada de frentes frias, que podem despencar as temperaturas de grande parte do país.

Entre os principais fatores que explicam a alteração no volume de chuvas e a queda de temperaturas no Sudeste e Sul está o conhecido fenômeno La Niña, que está em atuação há quase um ano, e já provocou chuvas acima da média este ano, o que custou a vida de dezenas de pessoas e deixou milhares de desabrigados.

O La Niña deve continuar perdendo força até o fim do ano. É o que explica Mozar Salvador, meteorologista do INMET.

Podem ocorrer eventos isolados de fortes chuvas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. Por isso, a Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para a população e defesas civis de estados e municípios, com a possibilidade de desastres.

Nas demais áreas do país, a previsão é de chuvas dentro da média esperada ou escassas na faixa central do Brasil.

Além da queda nas temperaturas, os termômetros ainda podem registrar temperaturas acima da média no oeste do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no sul e oeste do Mato Grosso, em pontos de Roraima, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte e no centro-leste da Paraíba.

A Defesa Civil Nacional orienta aos moradores que vivem em regiões de risco, que se inscrevam nos serviços de alerta. Basta enviar uma mensagem de SMS para o número 40199 e escrever no texto o CEP do local onde mora.

📸 © Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!