|🌧️☔ Nebulosidade predomina na PB após fim de semana chuvoso no Sertão; acompanhe a previsão
Choveu forte em diversas cidades do Sertão da Paraíba nesse fim de semana. Em alguns municípios, moradores registraram o alto volume pluviométrico, a exemplo de Cajazeiras e Coremas.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), os municípios que mais registraram chuva nesse domingo (05) foram: Coremas (80mm), Marizópolis (71,7mm), São José de Lagoa Tapada (58,3mm), Aguiar (56,4mm), Cajazeirinhas (46mm), Cajazeiras (34,5mm) / Açude Engenheiro Avidos (29,6mm), Igaracy (30,6mm), São Bentinho (27,5mm) e Sousa/São Gonçalo (26,7).
Segundo o boletim meteorológico do órgão, há a possibilidade de chuvas pontuais nas próximas horas no Sertão e Alto Sertão.
Na semana passada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerte sobre o risco de baixa umidade em dez municípios sertanejos devido a onda de calor que atingia a região.
|LEIA TAMBÉM:
Previsão do tempo para Paraíba
Nesta segunda-feira, é possível observar a presença de uma camada de nuvens baixas em parte do Estado da Paraíba. Ao longo do dia, a nebulosidade se tornará variável e propícia para a ocorrência de chuvas passageiras entre as regiões do Litoral e Agreste. As temperaturas elevadas, juntamente com a elevada umidade presente na atmosfera e a confluência nos níveis mais baixos e médios, irão favorecer a formação de pancadas de chuvas nas regiões do Sertão e Alto Sertão, no período da tarde a noite.
A nebulosidade permanece variável nesta terça-feira (07/11), sobre grande parte do estado da Paraíba. Existe a possibilidade de ocorrência apenas de chuvas rápidas pontuais entre o Litoral e o Agreste, bem como em pontos isolados das regiões do Sertão e Alto Sertão no período noturno.
Pelo país
Uma nova frente fria relacionada a um ciclone extratropical se aproxima do Sul do Brasil. Essa previsão causa alerta para a possibilidade de chuva com forte intensidade em alguns estados. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, explica que o mês de novembro tem essa característica de chuvas fortes na região Sul, assim como a falta delas em grande parte do Brasil, especialmente na região Norte.
|LEIA TAMBÉM:
“Ele [O ciclone] vai se formar no sábado, que vai dar origem a uma outra frente fria. Essa tem sido a tendência, como aconteceu essa semana. Ao longo da próxima sexta-feira, haverá muitas chuvas no Rio Grande do Sul, com volumes elevados mais uma vez. Inclusive já até atingiu a média de novembro em alguns pontos, nos primeiros dias de chuva”, revela.
A chuva deve ser mais localizada sobre o leste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. “É aquela tendência, o centro de baixa pressão, cavado, aí é quando começa a organizar uma onda frontal, como a gente fala”, aponta a meteorologista.
Além do Sul, também deve chover no centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul e no sul, oeste e centro-leste de São Paulo. De acordo com o Inmet, em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuva acima da média e a volta da chuva em áreas do sudeste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Tempo seco no Norte e no Nordeste
Para as regiões Norte e Nordeste, a previsão é de tempo seco. De acordo com o Inmet, deve ocorrer elevação da temperatura à medida que se aproxima a estação quente do ano. A semana promete temperaturas máximas maiores que 32°C em parte do país, podendo passar de 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Já no centro-sul, há previsão de temperaturas mais amenas mas, principalmente, em áreas serranas da região Sul, especialmente no meio da semana, devido à ocorrência de chuva.
A região Norte espera volumes maiores que 60 mm no centro e oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, a previsão é de baixos acumulados de chuva.
No Nordeste, a chuva pode ser expressiva em áreas do centro-sul da Bahia. Em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem ocorrer pancadas de chuva passageiras. Por outro lado, a previsão é de tempo seco e sem chuva no nordeste da região.
|📸 © Wilson Moreno/Secom-PMM
Rádio Centro Cajazeiras