A Paraíba registrou aumento das áreas com seca em agosto, segundo o Mapa do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Estado teve valor climatológico de precipitação inferior a 20 mm.

Entre julho e agosto, o território paraibano registrou um aumento da área com seca, passando de 25,82% para 46,03% – dos quais 7,67% são de seca moderada, grau que não era registrado desde maio deste ano no estado. O restante das áreas com o fenômeno são de seca fraca.

De acordo com o relatório, na Paraíba houve ligeira expansão da área de seca fraca no leste e intensificação da seca que passou de fraca para moderada na microrregião do Cariri, com impactos de curto e longo prazo. Também houve surgimento de seca fraca com impactos de curto prazo no oeste paraibano, na divisa com o Ceará e Rio Grande do Norte.

Queimadas

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a agosto deste ano, 118 focos foram detectados pelo satélite de referência do órgão. No mesmo período do ano anterior, 77 casos foram registrados. O aumento é de 53%. Veja a matéria completa sobre as queimadas na PB

Além da Paraíba, outros estados também tiveram aumento das áreas com seca, como Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!