🎹🥁 Luiz Gonzaga volta ao topo das paradas em 2023 com versões em funk e pagodão
O ano de 2023 marca a redescoberta de um dos maiores ícones da música nordestina: Luiz Gonzaga. O pernambucano que ganhou o Brasil com muito forró, xote e baião teve diversas músicas regravadas em ritmos como funk, pagodão baiano e piseiro, e essas músicas voltaram ao topo ficando entre as mais ouvidas nas principais plataformas de áudio.
LEIA TAMBÉM:
Músicas como “Sentaê“, de Léo Santana, que faz referência a “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga, “Vai Novinha An An An“, de MC Dyamante, e “Karolina“, de O Érótico e Jonas Esticado, que referenciam “O Cheiro da Karolina”, hitaram este ano. “Karolina”, inclusive, ficou entre as mais votadas numa enquete do g1 para eleger a música do São João 2023 de Campina Grande.
LEIA TAMBÉM:
O fenômeno de “redescoberta” das canções levanta vários debates. O primeiro deles a respeito da permissão para quem deseja usar as melodias para recriar novas canções. E há, ainda, outro ponto ainda mais polêmico: as letras com cunho pejorativo que são gravadas usando as melodias de Gonzagão e de vários outros ídolos da música nordestina.
Para entender este fenômeno, o Jornal da Paraíba conversou com Daniel Gonzaga, que é cantor, compositor e neto de Luiz Gonzaga (veja a entrevista na íntegra no site do Jornal da Paraíba).
📸 © Wikipedia
Rádio Centro Cajazeiras