? Disputa acirrada: Título da Série B pode ser definido pelo número de cartões
? Foto: Márcio Cunha/ ACF
América-MG e Chapecoense chegam à última rodada da Série B do Brasileiro com o mesmo número de pontos, 70. Mais do que isso, cada qual tem 19 vitórias e igualmente o saldo de 19 gols. Nessa sexta (29), o América recebe o Avaí e a Chapecoense também joga em casa, contra o Confiança.
Dependendo do resultado dessas duas partidas, o campeão da Segunda Divisão pode ser conhecido pelo número de cartões vermelhos ou amarelos ao longo da competição. Isso seria inédito numa decisão de campeonato no Brasil.
Pelos critérios de desempate no regulamento da Série B, constam, pela ordem, maior número de vitórias, saldo de gols, gols pró, confronto direto, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e, por fim, sorteio.
Por enquanto, a vantagem é do América no número de gols pró: marcou 41 (sofreu 22). A Chapecoense fez 39 e levou 20. Para que houvesse empate nesse item, seria preciso, por exemplo, que o América vencesse o Avaí por 1 a 0 e a Chape derrotasse o Confiança por 3 a 2. Há outras variações possíveis, desde que ambos superem seus adversários.
Alcançada a igualdade também nos gols pró, o critério seguinte seria o do confronto direto. Nos dois jogos entre as duas equipes houve empate: 0 a 0 em Chapecó e 2 a 2 em Minas.
A definição, nessas condições partiria então para o menor número de cartões vermelhos na competição. O América teve três expulsões; a Chape, 4. Imaginemos que a combinação de resultados acima se confirme e o time mineiro tenha uma expulsão no último jogo. Haveria portanto novo empate.
Aí o campeão sairia do menor número de cartões amarelos e o América conquistaria o título; a equipe teve essa punição 63 vezes; a Chape, 96.
Exatas News via portal Terra