Os dois últimos campeões da Conmebol Libertadores, Palmeiras e Flamengo, duelarão neste sábado (27) em Montevidéu pelo troféu de clubes mais almejado do continente.

? Na despedida de Formiga, Brasil domina e goleia a Índia por 6 a 1 em Manaus

? Custos para assistir à Copa do Mundo no Catar podem passar de R$ 40 mil

Os embaixadores do futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro desfilarão no mítico estádio Centenário com um objetivo comum: erguer a terceira Libertadores.

? Flamengo e Palmeiras farão a quarta final brasileira da Copa Libertadores da América

? Em clássico franco e nervoso, Argentina e Brasil não saem do zero em San Juan

Vigente campeão e com vontade de ganhar o ‘Tri’, o Palmeiras busca se recuperar de sua queda momentânea, onde não conseguiu vencer em 4 partidas consecutivas, e que melhor maneira de se recuperar do que conquistando a CONMEBOL Libertadores!

Mas os paulistas, apoiados no arco de Weverton, na defesa do paraguaio Gustavo Gómez, no meio-campo do recuperado Felipe Melo e no ataque de Rony e Raphael Veiga, estão há semanas em curva descendente, privando-os de títulos nas competições locais de 2021.

O título será um fato histórico para o português Abel Ferreira, que poderá se tornar o primeiro técnico europeu a conquistar a Libertadores duas vezes, e sua equipe, a primeira em ganhar esta competição duas vezes consecutivas desde que o Boca Juniors conseguiu em 2000 e 2001.

Já o Flá, invicto na competição (9 vitórias, 3 empates), ainda mantém a base daquela devassadora equipe conduzida pelo técnico português Jorge Jesus, embora seus contratempos na semifinal da Copa do Brasil e no campeonato fizeram soar os alarmes do técnico Renato Gaúcho.

No entanto, o sorriso está no rosto do treinador, aquele com mais vitórias na Libertadores (50). O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, cérebro da equipe, superou uma lesão muscular e acompanhará “Gabigol”, artilheiro da Copa (10 gols), no ataque.

Com o ‘charrua’ curado, embora sem ritmo pleno, os cariocas têm todas as armas para lutar pela terceira Libertadores, depois das obtidas em 1981 e 2019, entre elas o goleiro Diego Alves, os zagueiros Mauricio Isla, David Luiz e Filipe Luís, o meio-campista Everton Ribeiro e o atacante Bruno Henrique.

No Centenário, onde são esperadas 60.000 pessoas, estará em jogo mais do que uma estrela.

– Dados –

Estádio: Centenário (Montevidéu)

Hora: 17:00 horário local.

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

VAR: Julio Bascuñan (CHI)

– Antecedentes –

  • Flamengo e Palmeiras nunca se enfrentaram na história da CONMEBOL Libertadores. O Verdão é a equipe brasileira com mais jogos ganhados (209) e mais gols (390) no torneio, porém os cariocas são os que têm maior média de gols por jogo entre clubes com 10 ou mais partidas (1,91).
  • A final de 2021 será a primeira da história da CONMEBOL Libertadores na qual dois finalistas foram campeões da última (Palmeiras) e da penúltima (Flamengo) edições do torneio. Além disso, Flamengo e Palmeiras são também os dois últimos campeões do Brasileirão: Verdão em 2018, Mengão em 2019 e 2020.
  • A final entre Palmeiras e Flamengo será a quinta entre duas equipes do mesmo país. Quatro dessas foram com times brasileiros, e sempre em anos consecutivos: 2005 (São Paulo x Athletico Paranaense) e 2006 (São Paulo x Internacional), em 2020 (Palmeiras x Santos) e 2021 (Palmeiras x Flamengo). A restante foi a que disputaram River e Boca em 2018.
  • Será o 413° jogo no Estádio Centenário de Montevidéu, campo que mais jogos sediou na história da CONMEBOL Libertadores, porém será também a primeira vez que se enfrentem duas equipes brasileiras ali na competição. Será disputada uma final pela 21ª vez na história do campeonato, e a quinta na qual atua como cenário neutral.

Palmeiras:

  • Palmeiras disputará sua sexta final da CONMEBOL Libertadores em busca do seu terceiro título do torneio (1999 e 2020).
  • Palmeiras perdeu só 2 dos 19 jogos que disputou com Abel Ferreira como treinador na CONMEBOL Libertadores (13V 4E 2D). O Verdão está em uma racha de 7 jogos sem derrotas na competição (4V 3E), seu mais longo desde que o diretor técnico português treina o conjunto de São paulo.
  • Weverton, goleiro do Palmeiras, está invicto por 7 partidas na CONMEBOL Libertadores 2021: se conseguir manter o arco em zero igualará Everson, do Atlético Mineiro, como goleiro com mais encontros sem receber gols nesta edição. Ao mesmo tempo, passará ao top 10 dos goleiros com mais jogos sem sofrer gols: recebeu 31 em 60 jogos, com 51,6% de eficácia.

Flamengo:

  • Flamengo também buscará seu terceiro título do torneio, porém disputará sua terceira final (1981 e 2019).
  • Flamengo está em uma racha de 5 jogos sem perder de times brasileiros na CONMEBOL Libertadores (3V 2E). Palmeiras também não perdeu contra representantes do seu país nos últimos 5 jogos na competição (2V 3E).
  • Renato Gaúcho, treinador com mais vitórias na história da CONMEBOL Libertadores (50), está vivendo sua racha mais longa de vitórias consecutivas na competição (6), todas com o Flamengo. Não obstante, só venceu um dos anteriores 6 jogos contra equipes do seu mesmo país (1V 3E 2D).
  • Gabi é o máximo artilheiro da CONMEBOL Libertadores 2021 com 10 gols. Tentará ser o primeiro jogador em chegar a 11 gols em uma edição da Libertadores no Século XXI. Além disso, no caso de marcar, será o nono jogador brasileiro em somar 3 gols em finais de torneio: já anotou dois gols na final de 2019 contra o River Plate.

? © Divulgação/Conmebol

Rádio Centro Cajazeiras via Conmebol/AFP/OPTA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!