Programas de habitação devem levar em conta acessibilidade, decide Comissão de Desenvolvimento Humano 📸 © Rafael Ferreira/COHAB

Senadores da Comissão de Direitos Humanos aprovaram projeto de lei da senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, para incluir a consideração aos princípios do desenho universal nos programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos.

A proposta, que foi enviada para a Comissão de Desenvolvimento Regional, inclui a medida no Estatuto da Pessoa com Deficiência e foi defendida pela senadora como uma solução que atende às necessidades das pessoas em diferentes fases da vida, sem a necessidade de reforma para fazer adaptações posteriores, quando as habilidades e as circunstâncias podem mudar.

LEIA TAMBÉM:

Não só é uma conquista de pessoas com deficiência, mas é uma conquista da sociedade porque a gente está falando de um desenho para as pessoas poderem utilizar um espaço do momento em que ela nasce, cresce, vira adolescente, adulta, envelhece. E a gente está falando de programas habitacionais que são financiados com recursos públicos, então geralmente dirigidos para uma parcela da população que se sacrifica muito para ter a sua casa própria. E aí ela quer um lugar onde ela possa criar os filhos e envelhecer com dignidade, uma casa que irá pagar ao longo de vinte, dez anos. 

declarou Mara

LEIA TAMBÉM:

Outra proposta aprovada e enviada à Comissão de Constituição e Justiça torna mais rígidas as penas de crimes de maus-tratos e abandono de incapaz e de exposição a perigo de saúde e à integridade física ou psíquica de pessoas idosas. A relatora do projeto de lei que veio da Câmara dos Deputados, senadora Soraya Thronicke, do Podemos de Mato Grosso do Sul, ressaltou a substituição, em alguns casos, da detenção pela reclusão, o que impede a concessão de benefícios penais. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.

📸 © Rafael Ferreira/COHAB

Rádio Centro Cajazeiras

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!