🎣🐟 Semana do Pescado que se estende até 15 de setembro incentiva consumo de peixes
Considerada a “segunda quaresma” para o setor de pesca no Brasil, a Semana do Pescado 2022 vai movimentar todas as regiões do país entre 1º e 15 de setembro.
A 19ª edição do evento vai envolver supermercados, restaurantes e até feiras livres com espaços gastronômicos abertos para a população.
A Semana do Pescado foi criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura como campanha de incentivo ao consumo de pescado no país. Um dos coordenadores, o ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin, defende a importância do evento, e aponta a recente alta dos preços de outras carnes.
De acordo com dados da Abipesca, Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, foram produzidas no país, no ano passado, mais de 840 mil toneladas de peixes de cultivo, como a tilápia, espécie cada vez mais presente nos restaurantes nacionais, com faturamento de R$ 8 bilhões.
Esse número representa aumento de quase 5% sobre a produção de 2020, e 45% a mais na comparação com seis anos atrás. O estado do Paraná é o líder nacional de produção de peixes, com 172 mil toneladas, seguido por São Paulo e Rondônia. Ainda segundo Altemir Gregolin, apesar do crescimento do setor, o Brasil ainda importa a maior parte dos pescados consumidos no país.
📸 © César Ferreira/Secom-PMC
Rádio Centro Cajazeiras