Por Priscilla Mazenotti, da Agência Brasil

Consumidores já registraram mais de 7 mil reclamações nesses dias de Black Friday
📸 © Secom Procon/PMS

Mais de sete mil reclamações de clientes já chegaram às plataformas de proteção ao consumidor nesses dias de Black Friday. O Ministério da Justiça até já preparou um guia com orientações para os consumidores.

São aquelas velhas dicas de sempre e que valem para a vida: fazer pesquisa antecipada de preços, desconfiar de ofertas muito baratas e convidativas e, para as compras online, verificar a reputação do vendedor. 

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Dar uma olhada nos sites de reclamações, ver a descrição completa do produto também vale a pena. Tudo para não comprar gato por lebre.

Em caso de arrependimento, a pessoa tem sete dias para desistir da compra. E nem precisa se justificar. E, se mesmo assim der problema, tem a plataforma consumidor.gov.br, que faz a mediação de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. 

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Tanto a plataforma quanto o guia para compras da Black Friday podem ser acessados na página da Secretaria Nacional do Consumidor na internet.

|📸 © Rovena Rosa/Agência Brasil

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