? Paraíba recebe neste domingo cerca de 34,3 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca
O estado da Paraíba deve receber neste domingo (24), entorno de 34,3 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e que acabaram de chegar da Índia nesta última sexta-feira (22).
Quem revelou a quantidade prevista de doses a serem recebidas pela Paraíba, foi o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, em contato com o portal MaisPB da capital.
As 34,3 mil doses serão distribuídas entre os 223 municípios para seguirem seus cronogramas de vacinação com os grupos prioritários, a vacina Oxford-AstraZeneca vai auxiliar na imunização junto com a CoronaVac que já começou a ser aplicada em profissionais que atuam na linha de frente da pandemia.
Distribuição vacina Oxford-AstraZeneca
Os 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23), após saírem do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde estão sendo checadas qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.
Esse processo vem sendo feito ao longo da madrugada de sexta-feira e da manhã deste sábado (23), e será realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição para todos os estados brasileiros no período da tarde.
Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Chegada da vacina
Depois de chegar em voo da Emirates ao Aeroporto de Guarulhos, às 17h20 dessa sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, aonde chegou às 22h.
O avião foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelos bombeiros do Aeroporto Rio-Galeão.
As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.
Exatas News