💣 Artistas portugueses acusam Danieze de plágio; uiraunense se pronunciou pedindo desculpas
Dois cantores portugueses estão acusando a uiraunense Danieze Santiago de plágio. Uma das artistas que diz ter sido plagiada, Carolina Deslandes, divulgou um vídeo nas redes sociais na segunda-feira (07/8), onde afirma que a canção “Sou Eu a Louca”, gravada por Danieze, na verdade é sua, e teve o nome original “Vai lá” alterado. O vídeo de Carolina reagindo com humor ao suposto plágio viralizou.
Além de Carolina Deslandes, o português Diogo Piçarra também afirma que Danieze Santiago plagiou uma canção sua. A música “Saída De Emergência”, gravada no CD de Danieze, na verdade seria uma cópia da canção de Diogo.
Os artistas portugueses demonstraram surpresa com as canções gravadas por Danieze. Os dois gravaram vídeos ouvindo as músicas na voz da paraibana, e afirmaram que se trata de plágio. Apesar da acusação, eles aparecem dançando e curtindo as músicas no ritmo de forró romântico.
LEIA TAMBÉM:
“DANIEZE SANTIAGO AMOR, isto no limite é um cover”, escreveu Carolina Deslandes.
Após a repercussão do vídeo de Carolina Deslandes, Danieze Santiago se pronunciou nas redes sociais. A paraibana afirmou que a publicação das músicas “foi um erro” de uma pessoa que trabalha em sua equipe, e que ela iria apenas cantar as músicas em shows. Disse também que não procurou os artistas portugueses porque não era o intuito dela se apropriar das canções.
“No CD promocional saíram duas músicas de origem portuguesas, só modifiquei algumas palavrinhas pra que elas encaixassem no nosso dialeto. Coloquei as duas músicas mas não eram pra ter sido subidas”, disse a cantora.
Danieze afirmou ainda que “outro erro” teria sido cometido por sua equipe ao creditá-la como compositora das canções, e revelou que um dos artistas portugueses teria a procurado e dito que se ela tivesse pedido autorização prévia teria recebido aval para publicação.
LEIA TAMBÉM:
“Outro erro foi ter me colocado como compositora da músicas. Eles ficaram chateados, claro, porque eu não dei os créditos, um deles até falou ‘se vc tivesse pedido autorização eu tinha deixado’, mas não fui atrás porque não era meu intuito me apropriar”, afirmou.
A cantora finaliza o vídeo pedindo desculpas aos portugueses. Ela se comprometeu de tirar as músicas das plataformas digitais.
“Eu peço desculpas, foi um erro, não foi meu intuito chatear ninguém nem roubar obra intelectual de ninguém (…) Todo ser humano está sujeito a erros então peço perdão. Vou tirar tudo das plataformas digitais, e vou falar com a cantora pedindo desculpa”, afirmou.
Pouco depois do pronunciamento, Danieze voltou a divulgar o CD promocional que tinha as músicas. Na manhã desta terça-feira (8), o CD não estava mais em plataformas como o Spotify. As informações são do Jornal da Paraíba.
📸 © Reprodução/Instagram
Rádio Centro Cajazeiras