|⛪️📽🎬 Além de “Conclave”, confira outros filmes que mostram a sucessão papal e onde assistir
O papa Francisco morreu aos 88 anos na última segunda-feira (21/04/2025), em Roma. De acordo com a certidão médica, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).
Logo após a morte do pontífice, um tema voltou a gerar interesse do público: a sucessão papal. Nos últimos meses, o debate já havia ganhado as redes sociais com o lançamento do filme ‘Conclave’.
O longa, inclusive, explorou os bastidores da sucessão do líder religioso e mostrou como acontece o Conclave.
Baseado no best-seller homônimo de Robert Harris, o filme mergulha em um dos rituais mais antigos e secretos da Igreja Católica: a escolha de um novo papa. Após a morte repentina do pontífice, o cardeal Lawrence, interpretado por Ralph Fiennes, é encarregado de liderar o processo de sucessão no Vaticano.
No entanto, outras produções cinematográficas já trataram sobre a sucessão papal. Relembre:
“João Paulo II” (2005)
Em dois episódios, a produção conta a história de Karol Wojtyła, o papa João Paulo II. Estrelado por John Voight, o longa mostra a história do polonês, abordando desde a juventude até sua eleição ao papado.
Além de Voight, o elenco tem Bem Gazzara, Christopher Lee, Vittoria Belvedere, Stefano Molinari e Wenanty Nosul. Produção disponível no Prime Video e no AppleTV+.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
“Habemus Papam” – Temos Papa (2011)
Sinopse: O cardeal Melville é inesperadamente nomeado papa. Incapaz de suportar o peso de sua nova responsabilidade, ele entra em pânico. Para evitar um escândalo mundial, o Vaticano procura a ajuda de um famoso psicanalista ateu.
O elenco conta com nomes como Nanni Moretti, Michel Piccoli e mais. A produção está disponível no Prime Video.
“Dois Papas” (2019)
Sinopse: Num momento decisivo para a Igreja Católica, o Papa Bento XVI forma uma amizade surpreendente com o futuro Papa Francisco. O filme é baseado em fatos reais.
Dirigido por Fernando Meirelles, o drama é estrelado por Jonathan Pryce e Anthony Hopkin. O filme está disponível na Netflix.
“O Sequestro do Papa” (2023)
Sinopse: 1858 – A história de Edgardo Mortara, um jovem judeu batizado secretamente, que foi tirado à força de sua família para ser criado como católico. A luta de seus pais tornou-se uma batalha política contra o papado e pela unificação italiana.
O longa, que é baseado em fatos reais, é dirigido por Marco Bellocchio. Já o elenco tem Paolo Pierobon, Fausto Russo Alesi, Barbara Ronchi, Enea Sala. Filme está disponível no Prime Video.
***
|👉 LEIA TAMBÉM:
**
“Conclave” (2024)
Sinopse: Baseado no best-seller homônimo de Robert Harris, o longa mergulha em um dos rituais mais antigos e secretos da Igreja Católica: a escolha de um novo papa. Após a morte repentina do pontífice, o cardeal Lawrence, interpretado por Ralph Fiennes, é encarregado de liderar o processo de sucessão no Vaticano.
Trancados nos corredores do poder, os cardeais mais influentes do mundo se reúnem para eleger o novo líder. No entanto, à medida que o conclave avança, segredos profundos deixados pelo falecido vêm à tona, colocando em risco as estruturas da instituição religiosa.
Além de Fiennes, o elenco conta com nomes como Stanley Tucci, John Lithgow, Carlos Diehz e Sergio Castellitto. A produção está disponível no streaming sem custo adicional para assinantes.
Filme está disponível no Prime Video.
Outras produções como “A Sabedoria do Tempo, com Papa Francisco” (2021) e “Papa Francisco: Um Homem de Palavra” (2018) falam diretamente sobre o papado de Francisco.
“A Sabedoria do Tempo, com Papa Francisco” (2021)
Sinopse: Homens e mulheres com mais de 70 anos narram histórias emocionantes e compartilham lições importantes de vida.
A minissérie de quatro episódios está disponível na Netflix.
“Papa Francisco: Um Homem de Palavra” (2018)
Sinopse: As ideias e a mensagem do Papa Francisco são centrais neste documentário, que se propõe a apresentar seu trabalho reformista e respostas para as questões globais de hoje.
Produção disponível na Max, Prime Video, Globoplay, Apple TV (aluguel).
|📸 © Luis Núñez/Pexels
Rádio Centro Cajazeiras