|🔎 Operação é realizada visando garantir direitos dos consumidores paraibanos durante a Black Friday
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (PROCON-PB) esta realizando a “Operação Black Friday 2023” que visa fiscalizar os estabelecimentos comerciais em todo o Estado para proteger os direitos dos consumidores durante o período de ofertas, a fiscalização se estenderá até a sexta-feira (24/11).
Com o objetivo de auxiliar os consumidores a aproveitar as promoções de forma segura e consciente, o Procon-PB divulgou uma série de dicas valiosas. A primeira recomendação destaca a importância de uma pesquisa prévia, alertando para a possibilidade de promoções enganosas que, na realidade, não representam uma redução de preço significativa.
A população pode acessar o site do Procon Estadual, www.procon.pb.gov.br, para consultar pesquisas anteriores e comparar os preços praticados, garantindo a veracidade do desconto oferecido. Além disso, é sugerido verificar a presença de etiquetas que identifiquem os produtos como promocionais para a Black Friday, permitindo a comparação de preços anteriores e atuais.
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É crucial que os consumidores estejam cientes de que, mesmo durante a Black Friday, seus direitos permanecem inalterados. Questões relacionadas à troca de produtos defeituosos, por exemplo, continuam resguardadas pelas disposições vigentes.
Para compras online, é aconselhável verificar a segurança do site, observando a presença do cadeado no canto superior esquerdo e consultando informações no consumidor.gov.br ou na plataforma ProConsumidor, para avaliar a confiabilidade dos fornecedores.
Quanto às formas de pagamento, a utilização de cartão de crédito, PayPal, PagSeguro ou Mercado Pago é recomendada para garantir maior segurança. Evitar o pagamento com PIX ou boletos é aconselhável, pois em caso de fraudes, o ressarcimento pode se tornar mais complexo.
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Outras dicas importantes incluem manter registros de todas as etapas da compra, desde e-mails até comunicações com o fornecedor, e atentar para a política de trocas do estabelecimento, guardando a nota fiscal como prova.
O Procon-PB lembra aos consumidores que o período de reflexão de 7 dias após a entrega do produto é válido para compras online, por catálogos ou telefone. Em caso de identificação de práticas inconvenientes, os consumidores ficam encorajados a buscar soluções primeiramente com o gerente ou responsável pela loja, e em caso de impasse, recorrendo ao Procon Estadual da Paraíba.
O atendimento do Procon Estadual está disponível de forma híbrida, através do WhatsApp (83) 9863-5284 e presencial em sua sede e em qualquer um dos nossos 21 Núcleos espalhados por toda Paraíba. O público também pode entrar em contato pelo número 151 e ficar atualizado sobre seus direitos acessando nossas redes sociais : instagram, facebook e twitter.
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Rádio Centro Cajazeiras