🔎 Procon intensifica fiscalizações de preços dos produtos mais procurados durante Black Friday
Este ano a Black Friday acontece na próxima sexta-feira 25 de novembro e é uma campanha de vendas que traz descontos relevantes em produtos de todas as categorias. Aqui no Brasil, o evento é motivo de expectativa entre fornecedores e consumidores.
Dessa forma, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PB), elencou dicas importantes para que o consumidor aproveite essa data e realize suas compras de forma mais segura:
– Fique atento aos preços apresentados antes da Black Friday para saber se realmente aquele produto ou serviço obteve desconto.
– Pesquise, mesmo as lojas aderindo a Black Friday, os preços podem variar entre os estabelecimentos.
– Fique atento, não compre em qualquer site, verifique se aquela página virtual possui o cadeado localizado no canto superior esquerdo. Busque informações no consumidor.gov.br ou em outras plataformas como o “ Reclame aqui”.
– A melhor forma de pagamento online é através de cartão de crédito, ou serviço como Paypal ou Pagseguro. Evite pagar com PIX ou boletos, pois em caso de fraudes o ressarcimento fica mais difícil.
– Preste atenção na política de troca do estabelecimento e não esqueça de guardar a nota fiscal. Registre de todos os passos feitos durante a compra de um produto. Isto é, salve os e-mails, grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.
– Após a compra de um produto na internet, o consumidor tem até 7 dias para se arrepender, a contar da data de entrega. Ele pode inclusive receber o valor pago no frete.
– Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação é que busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente ao Procon Estadual da Paraíba para fazer a denúncia.
O atendimento do PROCON-PB está funcionando de forma híbrida, remota através do nosso WhatsApp (83) 98618-8330 e também na forma presencial, através de agendamento prévio no número 3221-6356. Você também pode ligar no 151.
📸 © Procon-AM
Rádio Centro Cajazeiras