céu, noite, atmosfera, espaço sideral, Imagem legal, 2013, vídeo, astronomia, espaço de tempo, Estrelas, céu noturno, Eu, Nikond800e, Timelapseassembler, chuva de meteoros, Perseids, Objeto astronômico
Chuva de meteoros que terá ápice em 6 de maio já é visível no céu ? © Pxhere

Há uma boa razão para olhar para o céu esta semana, que estará ainda mais lindo. A chuva de meteoros Eta Aquáridas, uma das mais interessantes do ano, tem um pico a partir desta quarta-feira (04).

Segundo os astrônomos, o fenômeno deve se estender para ao menos as duas noites seguintes, com chances de uma boa observação, de acordo com as previsões da American Meteor Society e da EarthSky.

Iniciada no dia 15 de abril, a Eta Aquáridas deve durar até 27 de maio, mas será nas manhãs de 4, 5 e 6 de maio, por volta das 4h, que haverá as melhores oportunidades de encontrar meteoros.

Chuvas de meteoros são bem democráticas, podem ser vistas por qualquer pessoa, até mesmo sem telescópios, câmeras ou outros equipamentos especiais. Para enxergar, o Observatório Nacional orienta que o observador esteja em local de baixa poluição luminosa, longe de centros urbanos, por exemplo.

Um quintal, jardim, varanda ou qualquer espaço aberto que forneça boa visão do céu e longe de iluminação artificial pode ajudar na hora de acompanhar o evento astronômico.

Os eta-aquarídeos devem começar a surgir a partir das 2h, mas só vão ficar mais frequentes a partir das 3h30, até atingir seu momento de maior intensidade no final da madrugada, antes do crepúsculo matutino.

? © Pxhere

Rádio Centro Cajazeiras via Metrópoles

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!