(Foto: Reprodução)

Do total de um milhão, 677 mil pedidos de benefícios na fila de espera ao final de 2020, um milhão e 200 mil não tinham nem começado a ser analisados. Os outros 477 mil passaram pelo INSS, que pediu que o segurado complementasse a documentação ou corrigisse alguma informação. Apesar da lei estipular que o prazo máximo de consideração de um pedido seja de 45 dias, a média nacional de análise foi de 66 dias. Um dos motivos foi o fechamento, por cinco meses, das agências de atendimento, e da paralisação das perícias, que são necessárias para benefícios por incapacidade como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, quer resolver essa situação permitindo que, no caso desses benefícios não serem avaliados em até 30 dias pelo INSS, o trabalhador apresente perícia particular, bastando para isso entregar dois atestados de médicos diferentes. O senador enviou ainda uma mensagem ao Instituto recomendando a modernização dos sistemas, a redução da burocracia e a adoção de perícias virtuais por telemedicina.

”Coisas relativamente simples, como a má qualidade de acesso à internet nas agências causam inconcebíveis atrasos ao andamento de processos que precisam ser revalidados o quanto antes. Eliminar tantos obstáculos é fundamental para podermos construir uma seguridade social eficiente, e poder prover um atendimento descomplicado, eficiente, e acima de tudo ágil de forma a preservar a dignidade de cada trabalhador, zelando por sua saúde e pelo seu bem estar e de sua família”, afirma Jayme Campos.

A proposta em análise no Senado também estabelece que os aposentados e pensionistas que precisam apresentar anualmente a prova de vida para continuar recebendo seus benefícios possam ser atendidos por telemedicina ou, no caso de pessoas com dificuldade de locomoção ou sem acesso a meios eletrônicos, em domicílio.

Exatas News

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!