Países da América do Sul apreendem 200.000 armas ilegais em operação da Interpol
Chefe da máfia italiana procurado pela Interpol é preso em João Pessoa – © Interpol

Nesta segunda-feira (24), como resultado de investigação conjunta realizada entre Brasil e Itália, a Polícia Federal logrou realizar a prisão de Rocco Morabito, em João Pessoa/PA, em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal.

? Mais de 100 suspeitos são detidos e 30 armas apreendidas na Paraíba

Ele estava em companhia de outro foragido italiano, cuja prisão para fins de extradição à Itália também será solicitada ao STF.

Desde o final de semana uma equipe de policiais italianos do Escritório Central da INTERPOL em Roma, que participou da investigação, e dos Carabinieri, deslocou-se ao Brasil ante a perspectiva de que a prisão fosse realizada.

Um dos principais fugitivos procurados na Itália pelo envolvimento com a organização criminosa conhecida como ‘Ndrangheta era o italiano Rocco Morabito.

Há registros da atuação de Rocco Morabito com a organização do tráfico de drogas entre Brasil e Europa desde a década de 1990, conforme investigação à época realizada no âmbito de Operação denominada KING. Operações mais recentes da PF também indicaram a relação das atividades da ‘Ndrangheta com organizações criminosas brasileiras.

4fea80c2-67c7-40a7-a9e9-399a8cc26485.jpg
Chefe da máfia italiana procurado pela Interpol é preso em João Pessoa – © PF/Divulgação

Com base em informações passadas pela INTERPOL Brasília, ROCCO foi preso no Uruguai em 2017, depois de 22 anos foragido, para fins de extradição à Itália. No entanto, em 23/6/2019, ele fugiu da prisão no Uruguai e era considerado um dos três fugitivos mais procurados pela Itália desde então.

A ‘Ndrangheta é considerada uma das maiores e mais poderosas organizações criminosas do mundo.

A INTERPOL lançou recentemente um projeto dedicado exclusivamente à repressão em âmbito global às atividades desta organização criminosa, denominado Projeto I-Can (Interpol Cooperation against ‘Ndrangheta).

Coletiva de imprensa acontecerá hoje (25/5), às 10h, no Ed. Sede da Polícia Federal, localizado no SAUS Quadra 6, Bloco A, Lotes 9/10, Brasília/DF.

? © PF/Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!