Sabemos que a prática regular de atividade física é essencial para uma boa saúde, mas o isolamento social e outras medidas com a finalidade de conter a pandemia de Covid-19 fizeram com que o sedentarismo predominasse. Além do aumento do sobrepeso por falta de movimentação e alimentação desbalanceada, os médicos têm notado o crescimento de queixas de lesões musculares tanto naquelas pessoas que praticam exercícios com a ajuda de plataformas digitais como naquelas que decidiram correr na rua para se livrar dos quilos extras ganhos em casa.

Muita gente está em busca do tempo perdido e quer emagrecer independentemente de ter ou não feito avaliação física ou mesmo sem qualquer tipo de orientação profissional. Um equívoco que vem levando mais pacientes aos consultórios. Tenho visto casos de homens e mulheres, jovens e idosos, que chegam com problemas que vão desde lesões musculares mais simples até mesmo fraturas em razão da falta de preparo e instrução para se exercitar.

Exercícios malfeitos sobrecarregam todas as estruturas do corpo, como ossos, articulações, ligamentos e os próprios músculos —  o aparato que nos permite manter a postura e realizar movimentos. Formada por todas essas estruturas, a coluna, o eixo de sustentação do esqueleto, é uma das que mais sofrem com as atividades mal executadas. O resultado? Dor.

A dor pode ser causada por estiramentos musculares, lesões nos ligamentos e inflamação nas articulações que, se repetidas, podem se transformar em problemas crônicos.

? © Reprodução/Instagram

Exatas News via Veja Saúde

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!