?? Impacto no bolso: 8 em cada 10 produtos estão mais caros no País
O índice de difusão da inflação, que mede a quantidade de produtos e serviços que subiram no mês em relação ao total de itens pesquisados pelo IBGE, saltou para 78,7% em abril, de acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Basicamente, significa que praticamente oito em cada 10 itens pesquisados ficaram mais caros.
Um levantamento realizado pelo Banco Modal, a partir da série histórica do indicador, mostra que esse índice de difusão foi o maior já registrado para meses de abril e o mais alto para um mês desde fevereiro de 2003, quando ficou em 78,9%. Em abril do ano passado, ele estava em 61%. Em dezembro, ainda estava abaixo de 70% e, em março deste ano, pulou para 75,5%.
Isso traz à tona a percepção de que a inflação está mais espalhada, dificultando o seu controle. Altas que, anteriormente, eram mais pontuais ou concentradas em alguns grupos, ganharam mais força e chegaram ao conjunto geral de preços.
Entre os vilões a cenoura aumentou quase 200% no acumulado de um ano até abril e o tomate, subiu 117% no mesmo período.
Dos 367 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, 289 ficaram mais caros em abril. O resultado da inflação oficial de abril será divulgado pelo IBGE na próxima quarta-feira, 11. A prévia já registrou a maior alta para o mês desde 1995, com taxa no acumulado em 12 meses, chegando a 12%.
? © Pixabay
Rádio Centro Cajazeiras