Cidade de Sousa vai sediar em março o 1º Congresso Internacional de Paleontologia
📸 © Albertr/Pixabay

A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, foi escolhida para sediar o primeiro Congresso Internacional de Paleontologia, nos dias 21, 22 e 23 de março de 2025. O evento, que é gratuito, tem como objetivo promover a ciência paleontológica, destacando os importantes sítios paleontológicos e arqueológicos na região, e integra o projeto de pesquisa em Paleontologia e Arqueologia na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe. 

As inscrições serão realizadas no site oficial do evento, que estará disponível nesta sexta-feira (20). Com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), o congresso será sediado no campus Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e reunirá renomados paleontólogos e pesquisadores do Brasil e do exterior. 

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

Entre os destaques, está a presença do padre e pesquisador Dr Giuseppe Leonardi, renomado especialista italiano, pioneiro nas pesquisas científicas sobre as pegadas de dinossauros no Sertão da Paraíba. A programação do evento incluirá palestras, mesas-redondas, que que abordarão temas como a evolução dos ecossistemas antigos e a importância das descobertas paleontológicas no sertão paraibano, além de atividades de campo e uma visita especial ao Museu do Vale dos Dinossauros, uma das maiores atrações científicas e turísticas da região. 

O congresso será uma oportunidade única para o público conhecer a história geológica da Paraíba e os avanços científicos que tornam a Bacia Sedimentar do Rio do Peixe uma área de relevância mundial para a paleontologia.

O I Congresso Internacional de Paleontologia da Paraíba não só oferece uma oportunidade de aprofundamento científico, mas também valoriza o rico patrimônio natural do sertão, uma região que tem se destacado globalmente por suas formações geológicas e fósseis preservados.

***

|👉 LEIA TAMBÉM:

**

São parceirosda ação o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB (Labap) e o Museu de História Natural da UEPB.

O projeto de pesquisa em Paleontologia e Arqueologia na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, apoiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), visa à conservação dos patrimônios históricos, culturais e científicos. Ele está inserido no Complexo Científico do Sertão, que tem como objetivo descentralizar as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, expandindo o acesso a essas áreas não apenas aos centros científicos e museus, mas também à região do Sertão da Paraíba.

Serviço:

Evento: 1º Congresso Internacional de Paleontologia da Paraíba
Data: 21 a 23 de março de 2025
Local: Campus da UFCG, Centro de Sousa-PB
Inscrições: Disponível no dia 20 de dezembro

|📸 © Lucas Wendt/Pixabay

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Participe de nossa Programação!