? Casos de dengue disparam no Brasil, com mais de 1 milhão de registros
Os casos de dengue dispararam no Brasil. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, são mais de 1 milhão de registros da doença e 438 mortes em todo o país. Quando comparado com o mesmo período de 2021, é um aumento de 191%.
A Região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência de dengue, seguida do Sul, Sudeste e Norte. Nordeste aparece por último. Brasília é a cidade do país com maior número de casos, quase 49 mil.
Diante da explosão de pessoas com a doença, a gente se pergunta: existe vacina contra dengue? Sim, porém o único imunizante autorizado para uso no Brasil está disponível somente na rede privada.
Chamada de Dengvaxia, a vacina é fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. O imunizante é recomendado apenas para quem já teve a doença e indicado para crianças a partir de 9 anos e adultos até 45 anos.
A Chefe do Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais do Instituto Oswaldo Cruz, Ada Alves explica que o instituto coordena vários estudos sobre vacinas contra a Dengue. Um dos projetos é focado na dengue do tipo 2, a partir do DNA.
Esse estudo está na fase de testes com animais. A expectativa de Ada Alves é que as pesquisa de vacinas contra à covid-19 ajudem a acelerar os imunizantes contra a dengue.
O Instituto Butantan vem desenvolvendo uma vacina contra a dengue há mais de 10 anos, em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. Esse estudo está na fase 3, que é a aplicação e o acompanhamento da eficácia do imunizante em cerca de 17 mil voluntários. Ainda não há previsão de quando a vacina estará disponível.
? © Marcos Santos/Jornal da USP
Rádio Centro Cajazeiras