?? Ministério da Saúde coordena pesquisa sorológica sobre a covid-19 com participação da Paraíba
A Secretaria de Saúde do Estado (SES) será parceira da pesquisa de soro prevalência do novo coronavírus coordenada pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O intuito do estudo, chamado de Prevcov, é saber a situação da população em relação à covid-19, por meio de testagem e entrevistas. A pesquisa terá início neste mês de setembro, na grande João Pessoa e no município de Mamanguape.
? Municípios podem aplicar dose de reforço contra Covid em idosos e vacinar adolescentes na PB
? Paraibano de 42 anos que não tomou vacina morre após contrair variante Delta
Os domicílios foram selecionados previamente a partir do banco de dados do IBGE, com base na pesquisa por amostra de domicílios realizada em 2020. Na Paraíba, a pesquisa será viabilizada pelo laboratório Hermes Pardini, que enviará equipes para fazer a coleta dos exames de sangue na população. Posteriormente, as amostras serão analisadas pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
? Óbito e transmissão comunitária da variante delta fazem a Paraíba prorrogar decreto do coronavírus
? Profissionais do Samu serão capacitados para atender pacientes em sofrimento psíquico
De acordo com a pesquisadora técnica do Ministério da Saúde, Danniely Soares, é importante que a população selecionada contribua para o estudo. “Esta é uma pesquisa que está sendo validada pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e pelos Municípios, a confidencialidade dos participantes é garantida por meio de um termo de participação e após a coleta eles receberão um código de barras para monitorar o resultado do exame via internet”, explica.
O exame sorológico, realizado por meio da coleta de sangue irá fazer a detecção de anticorpos IGG, para saber se a população possui anticorpos contra a covid-19. Com a Prevcov estima-se que será possível entender o cenário da doença no Brasil e a partir daí saber como o anticorpo se comporta na população e planejar ações futuras contra o vírus.
? © Odair Leal
Rádio Centro Cajazeiras