A era dos ovos grandões de chocolate parece ter ficado para trás. Com o agravamento da crise gerada pela pandemia de coronavírus, fabricantes de chocolate apostam na venda de presentinhos na Páscoa deste ano. Esse é o caso da Mars, dona das marcas M&M’s, Snickers, Twix e Skittles.

No ano passado, a indústria de chocolates foi prejudicada pelo fechamento do comércio em março, afetando as vendas de ovos de Páscoa. Lojas especializadas em chocolate tiveram que fechar as portas e vender apenas nos canais digitais. As vendas físicas ficaram quase que restritas aos supermercados.

Por isso, muito da estratégia de 2021 passa pelas vendas online. “O aumento de restrições não muda nosso plano, que é muito focado nas vendas de supermercados, que continuarão abertos. Em outra frente, fechamos parcerias com aplicativos de entrega para fortalecer nossa estratégia de venda nas plataformas digitais”, disse Renata Sato, head de marketing da Mars Wrigley.

E como anda o consumo de ovos de chocolate? 

Renata afirma que o consumo de ovos de chocolate vinha caindo desde antes da pandemia. “Essa queda de consumo de ovo não está atrelada à pandemia, mas pode ser que ela tenha intensificado isso. As pessoas se viram numa crise nunca antes vivida, seguraram alguns gastos, compararam o preço do quilo do chocolate com o do ovo e compraram aquilo que fazia mais sentido.”

Por isso, segundo ela, o consumo de chocolate não caiu. “O consumo de chocolate não caiu. A gente vê aumento em outros formatos”, afirma a head de marketing da Mars.

Qual a expectativa da Mars para a Páscoa de 2021? 

Renata não revelou muito sobre as projeções da empresa, mas disse que a expectativa é de aumento de 10% no volume de chocolate produzido na fábrica da Mars em Guararema.

Quais os lançamentos da empresa para a Páscoa? 

Renata diz que a Mars não costuma fazer lançamentos exclusivos de Páscoa, pois a estratégia da empresa é focar no consumo imediato. Para este ano, tem dois lançamentos – o M&M’s Crispy e a caixinha de Twix com três sabores – e fez uma parceria com a Brasil Cacau para venda de um ovo com M&M’s.

“E a parceria com a Brasil Cacau é para dois formatos de ovos: um trufado e outro pequeno, de 75g. Essa é a primeira parceria em que associamos nossa marca a um ovo de chocolate. No mundo inteiro, nossa estratégia é voltada para o consumo imediato, por isso muitos de nossos produtos ficam na área do checkout”, afirma Renata.

Por que essa Páscoa deve ser melhor que a do ano passado? 

Apesar do recuo nas vendas de Páscoa, Renata diz que o consumo de chocolate voltou a se recuperar ao longo de 2020. Além disso, as empresas fizeram a lição de casa e se prepararam melhor para vender pelos canais digitais.

“O chocolate tem um fator de trazer conforto para as pessoas, ajuda a aliviar um pouco dessa sensação ruim que a pandemia traz. Então, ficamos felizes de levar até elas produtos de qualidade e que dão conforto e alegria em um momento tão atípico.”

? © Ana Cotta/Flickr

Rádio Centro Cajazeiras via Uol

Participe de nossa Programação!